Confit de tomates

/
0 Comments


















Confit de Tomates
Exclusividade do Chef André Cerqueira no cardápio do Bar Outono 81

1 kg de tomates maduros
6 dentes de alho
1 molho de tomilho
Açúcar cristal para polvilhar
Flor de sal
500 ml de azeite

Modo de preparo

Dispor os tomates em uma assadeira e levar ao forno brando (120ºC) pré-aquecido até que apareçam rachaduras na pele dos mesmos. Retire do forno, vire-os e polvilhe com pouco açúcar e leve novamente ao forno até que fiquem cozidos. Após o cozimento corte-os em cruz, dispensando a água da polpa.

Em uma panela leve o azeite ao fogo até ganhar temperatura, despeje os dentes de alho previamente laminados e deixe que o calor haja por alguns instantes (é importante que não chegue a fritar o alho). Deixe esfriar.

Em um recipiente que não permita a entrada de luz, coloque o tomate, despeje o azeite com as lâminas de alho e acrescente o tomilho desfolhado, coloque ainda um toque de flor de sal a gosto. Leve a geladeira por no mínimo 8 horas. Sirva gelado!

Dicas do Chef:

O confit é uma técnica de confinamento, geralmente realizada com carnes e frutas doces, feito por via de regra com a própria gordura animal ou em açúcar. Aqui, proponho o processo com azeite, este impedirá o contato do ar com os tomates, preservando-os de oxidação ou até mesmo de estragar a curto prazo.

Como o azeite, após aquecido e acrescido de alho pode vir a escurecer na presença da luz, então para manter uma aparência cristalina utilize um recipiente que não seja transparente ou opaco.

O Toque do tomilho trará ares toscanos a esse preparo, mas se quiser variar, o majericão, o alecrim e o louro (frescos) proporcionarão outros perfumes e outros sabores.

Bom apetite!!!



You may also like

Nenhum comentário: