23 de Setembro: Grenache Day 2011! Conheça um pouco mais sobre esta uva presente nos grandes vinhos das regiões do Rhône e de Châteaunef-du-Pape.

/
0 Comments

Ainda que alguns dos mais robustos Châteauneuf-du-Pape e outros vinhos do sul do Rhône possam conter um pouco de Syrah, a Grenache Noir é a uva mais plantada por lá.


O Grenache Noir distingui-se por uma combinação incomum de palidez de cor e alto teor alcoólico, apresentando um aroma doce e frutado que se assemelha um pouco a uma mistura mais forte de Beaujolais e um bom Pinot Noir - mais herbacidade. Cultivada extensivamente na Provence, parece colher um pouco do cheiro de lavanda e tomilho selvagem daquela região.

A maioria dos Châteauneuf-du-Pape e outros vinhos do sul do Rhône é feita de uma mescla de uvas. Pode ser interessante degustá-los sabendo disso. Veja se consegue perceber que eles, como outro produto de mistura, o Rioja, parecem mais nebulosos - apresentando-se mais com uma composição de diferentes aromas do que com a presença de um dominante.
Há propriedades, porém, que produzem vinhos apenas com a Grenache. Isso dá uma boa oportunidade de captar o aroma dessa uva que, como Garnacha, com a Tempranillo, é um ingrediente na mistura típica do Rioja tinto. É particularmente importante em Priorat e Navarra.

Por ter cor clara e ser frutada, a Grenache está sendo muito procurada como principal ingrediente para vinho rosé, predominando no sabor dos poderosos rosés de Tavel e Lirac, e em muitos "rosés turistas" da Provence. Observe o alto teor de álcool, a cor pálida e a certa suculência, mesmo que o vinho seja basicamente seco. A maioria dos rosés é feita do mesmo modo que os tintos, exceto pelo fato de o mosto ser escorrido das cascas em tempo bem mais curto, absorvendo muito menos matéria corante. É assim que vinhos descritos como
blush (rosés/rosados) são feitos, e um excelente exemplo é o Zinfandel branco, um vinho feito com uvas de casca escura que é rosa-pálido porque foi deixado em contato com as cascas por pouco tempo.

(ROBINSON, Jancis. Como degustar vinhos. Páginas 153-154. Editora Globo 2010)

Venha degustar os deliciosos flights desta semana, dedicados à esta uva!

Reservas: 31 3227-3009


You may also like

Nenhum comentário: